Por:

Governo quer reforçar ações climáticas nos municípios

Iniciativa une planejamento estratégico, fortalecimento institucional e execução de soluções | Foto: Carlos Magno

O governador Cláudio Castro ampliou, nesta quinta-feira (06), o programa Ambiente Resiliente, da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, para 56 novos municípios fluminenses. A iniciativa visa o fortalecimento da capacidade das cidades para prevenir, responder e se adaptar aos desafios ambientais, com planejamento estratégico e execução de soluções.

"De nada adiantaria criar políticas públicas se elas não chegassem à ponta. A vida acontece nas cidades, com os prefeitos e vereadores. Estou muito feliz por ver tantos prefeitos aqui, porque o Estado vai dar todo o suporte necessário, mas quem realmente salva vidas são eles. Eles são as estrelas desse projeto. Nós vamos oferecer os instrumentos para que cada município construa sua verdadeira resiliência", afirmou o governador.

Em cerimônia no Palácio Guanabara, o Governo do Estado também formalizou parcerias, como os Planos Locais de Ação Climática (PLACs), que reúnem 56 municípios. Com o investimento de R$ 35 milhões do FECAM (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), os PLACs serão implementados em parceria com a ONU-Habitat e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Além das 34 cidades prioritárias para elaboração dos planos, outros 22 municípios do Norte e Noroeste serão contemplados pelo AdaptaCidades, programa do Governo Federal de resiliência climática, com coordenação local do Estado.

"São programas que fizemos questão de chegar aos municípios. Nós temos atuado em diversas áreas, porque o meio ambiente viabiliza soluções variadas, desde a prevenção de problemas, com licenciamentos e cuidados das cidades, até as necessidades de adaptação que as cidades precisarão passar", afirmou o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou a importância da adesão de Barra Mansa ao programa estadual.

"Essa parceria é essencial para que possamos desenvolver ações conjuntas e fortalecer as estratégias locais de preservação ambiental. O Ambiente Resiliente RJ traz novas oportunidades de capacitação e planejamento, permitindo que Barra Mansa avance ainda mais em sustentabilidade e resiliência climática", ressaltou o secretário.

Para o levantamento, foram avaliados os seguintes municípios: Angra dos Reis, Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaocara, Itaperuna, Japeri, Laje do Muriaé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paraty, Petrópolis, Piraí, Porciúncula, Queimados, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, Sapucaia, Sumidouro e Teresópolis.

"Hoje foi dia de participar da assinatura do Programa Ambiente Resiliente, no Rio de Janeiro. Uma iniciativa que reforça o compromisso dos municípios com um futuro mais sustentável. Orgulho em fazer parte desse movimento que fortalece a resiliência das nossas cidades diante dos desafios climáticos", afirmou o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão.