Por:

Estado mostra desenvolvimento no esporte estudantil

Delegação do Rio que foi aos Jogos da Juventude | Foto: Governo do Rio

O Rio de Janeiro vem se consolidando no esporte estudantil, principalmente com o programa que reativou os Jogos Escolares, há três anos, promovendo inclusão, integração e formação cidadã por meio da prática esportiva.

Responsável pela seleção dos estudantes-atletas que representam o estado nas principais competições escolares do país — os Jogos da Juventude e os Jogos Escolares Brasileiros (JEB's) — os Jogos Escolares do Rio de Janeiro atingiu este ano o maior número de inscritos de sua história: mais de nove mil alunos de escolas públicas e particulares dos 92 municípios fluminenses participaram das seletivas, disputando 20 modalidades esportivas ao longo de três meses de competições.

"Estamos investindo na base, oferecendo oportunidade para que milhares de jovens possam descobrir e desenvolver seus talentos por meio do esporte. Esses resultados mostram que o Rio de Janeiro tem uma nova geração de atletas promissora, mas, acima de tudo, cidadãos formados em valores como disciplina, respeito e superação. Continuaremos apoiando e ampliando esse projeto, porque acreditamos no poder transformador do esporte na vida das pessoas", disse o governador Cláudio Castro.

Os recursos do programa são provenientes da Lei Pelé, do Governo Federal, e vão garantir a realização do JERJ até o próximo ano (R$11,9 milhões no total; R$5,9 milhões/ ano), podendo ser renovado por igual período. A execução das disputas está sob responsabilidade da ECOS, organização vencedora do edital de licitação nº 01/2024, que estabelece as diretrizes do projeto em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.

Desempenho nos jogos

Nos Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e realizados em Brasília, o Time RJ contou com a maior delegação já formada pelo estado: 184 estudantes-atletas, 32 técnicos, 6 assistentes técnicos e 6 dirigentes, incluindo profissionais de apoio, como fisioterapeuta e psicólogo.

O Governo do Estado garantiu toda a estrutura necessária para os participantes — transporte, uniformes e suporte logístico —, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização do esporte e o desenvolvimento da juventude fluminense.

O desempenho da equipe foi histórico: o Time RJ conquistou 80 medalhas, sendo 28 de ouro, e encerrou a competição na segunda colocação geral, o melhor resultado já obtido pelo Rio de Janeiro na história dos Jogos da Juventude.

Em outubro, foi a vez dos estudantes de 12 a 14 anos representarem o estado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's), realizados em Uberlândia (MG) e organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A delegação fluminense foi novamente a maior do país, reunindo 193 atletas, 36 técnicos e 16 dirigentes, com representantes em todas as 20 modalidades da competição. O Time RJ encerrou sua participação com 42 medalhas, confirmando o protagonismo do Rio de Janeiro no esporte escolar nacional.

"O desempenho histórico do Time RJ é fruto de um trabalho conjunto entre Governo, escolas, técnicos e famílias. Nosso compromisso é garantir estrutura, condições e acompanhamento para que cada jovem atleta tenha a chance de evoluir e representar com orgulho o nosso estado", concluiu o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Scorzelli.