O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, formalizou pedido à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para que a Praia de Charitas volte a integrar o Termo de Adesão que transfere para o município a gestão das praias da cidade. O ofício, endereçado à secretária Carolina Gabas Stuchi, foi enviado no dia 20 de outubro, e busca reverter a exclusão de Charitas ocorrida em 28 de fevereiro de 2020.
Segundo o documento, a praia ficou fora do termo por causa de uma ação judicial envolvendo os 20 quiosques instalados na faixa de areia. O prefeito destacou que o impasse já foi resolvido e que não há mais impedimento para que a Prefeitura exerça a gestão e fiscalização das atividades no local, assim como ocorre nas demais praias sob responsabilidade do município.
O ofício foi apresentado pelo secretário-executivo da Prefeitura, Felipe Peixoto, a representantes da União de Síndicos de Charitas (USC), durante reunião que contou também com o secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Velasco, o administrador regional de São Francisco e Charitas, Henrique Miranda, e a representante dos moradores de São Francisco, Marinice Machado.
Insatisfação
Os síndicos e moradores manifestaram insatisfação com a exclusão de Charitas do Projeto Orla, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o governo federal. Durante o encontro, eles também reclamaram da falta de atuação das secretarias municipais no bairro, considerado o maior polo de canoas havaianas do Brasil.