Por:

Nova Ipuca, em São Gonçalo, recebe visita de técnicos da ONU-Habitat

A Prefeitura de São Gonçalo recebeu, na última semana, representantes do ONU-Habitat Brasil para uma visita técnica e reunião de alinhamento das ações do PAC Periferia Viva - Nova Ipuca. O projeto visa a urbanização integral e melhorias estruturais na comunidade.

A agenda contou com a participação de Rayne Ferreti, chefe do Escritório do Brasil do ONU-Habitat, e Daphne Besen, gerente de Programas e Relações Institucionais do ONU-Habitat Brasil, além de consultoras especialistas em urbanização de favelas. Estiveram presentes também a equipe técnica do ONU-Habitat, a equipe técnica do Posto Territorial Nova Ipuca e profissionais da Prefeitura de São Gonçalo.

A visita iniciou-se em campo, na área de intervenção do PAC Periferia Viva - Nova Ipuca, localizada no Jardim Catarina. Na sequência, uma reunião na Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) alinhou os próximos passos e os produtos de assessoria técnica que serão entregues pelo ONU-Habitat. O plano de ação está sendo construído em parceria e com escuta ativa da comunidade.

Para a localidade de Ipuca, foi selecionada uma proposta de R$ 152.889.936,00 em recursos do governo federal (Ministério das Cidades), no âmbito do Novo PAC - programa "Periferia Viva". O projeto inclui complementação de saneamento básico, pavimentação de vias, calçadas acessíveis e arborização; construção de equipamentos públicos; regularização fundiária e melhorias habitacionais.