Por:

Angra dos Reis vai cobrar taxa de turistas em 2026

Por Sônia Paes

Com maioria na Câmara Municipal, o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, conseguiu aprovar a implantação da taxa de turismo que começa a vigorar já no início do próximo ano. Ferreti sancionou o projeto em meio à protestos da população e de empresários. Moradores da Ilha Grande foram para a Câmara nesta quinta-feira, dia 23, e a temperatura subiu. A intenção deles era participar de uma audiência pública, de iniciativa do vereador Dudu do Turismo, que foi desmarcada sem nenhuma justificativa.

O deputado estadual Marcelo Dino (União), que estava no município e apoia o movimento contrário à taxa, se uniu aos moradores no plenário e em frente à Câmara. O tumulto no interior do Legislativo foi tão grande que os vereadores abandonaram a sessão, que tinha outras pautas em discussão.

O ápice da celeuma ocorreu quando uma moradora queria expor as perdas que sofreu em virtude de uma enchente. Ela foi impedida de se manifestar e Marcelo Dino, no plenário, se levantou e declarou que, a Alerj está de portas abertas para ouvir a população da cidade.

Uma mulher apontada como apoiadora do vereador Dudu do Turismo (PP), usando, inclusive, uma camisa do político, teria discutido com manifestantes contrários à taxação e abaixou as calças para mostrar as nádegas para o deputado. O parlamentar informou que era desacato e ameaçou prendê-la caso fizesse outra vez.

Dudu do Turismo foi ouvido pelo Correio Sul Fluminense e afirmou que o município tinha três taxas de turismo - Preservação Ambiental, Turismo e Embarque/Desembarque - que foram equacionadas em apenas uma: a TTS (Taxa de Turismo Sustentável). O valor será de R$ 23,75 no continente e R$ 47,50 para visitantes da Ilha Grande.

-Está dando uma confusão danada porque algumas pessoas não querem cobrança de taxa alguma, mas outras entendem que precisa ter investimento no turismo - disse Dudu, um dos que votou favorável ao projeto.

A taxa será implantada em três fases. Em 2026, a cobrança terá 50% de desconto, com início pelos cais de Santa Luzia, Vila do Abraão, Japariz e Araçatiba. Em 2027, o desconto será de 25%. A partir de 2028, passará a valer o valor integral. Ficarão dispensados do pagamento os moradores do município, familiares até o segundo grau, prestadores de serviço, crianças de até 12 anos e pessoas com mais de 60 anos.

Também estarão isentos da tarifa de ônibus os veículos cadastrados no Cadastur que usam o Cais de Santa Luzia para transportar passageiros a bares, restaurantes e hospedagens registrados no Sistema Digital do Turismo. A tarifa será aplicada apenas aos ônibus que não estiverem integrados ao sistema.