Por:

Combate aos maus tratos aos idosos

O Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública, realizou, nesta quarta-feira (22), o Dia D da Operação Virtude, ação do Ministério da Justiça voltada ao enfrentamento da violência contra pessoas da terceira idade. Durante as atividades, três idosos foram encontrados amarrados em condições insalubres e outros 18 resgatados na Zona Norte do Rio.

No bairro do Catumbi, três idosos foram encontrados amarrados em um local insalubre. O asilo havia sido interditado em 2024, mas funcionava de forma irregular. Outros 18 idosos foram resgatados, e o espaço foi novamente fechado. Em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, os agentes verificaram uma denúncia de que um casal sofria maus-tratos e estava em cárcere privado, praticado pelo próprio filho. O homem foi preso, pois havia um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado, cometido em 2017.

Já em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a polícia interditou parcialmente um asilo e aplicou multa de R$ 200 mil a outro, por irregularidades administrativas. Em um dos estabelecimentos os agentes encontraram remédios fora do prazo de validade. A proprietária do asilo, que atende 20 idosos, foi chamada para prestar esclarecimentos.

Na Ilha do Governador, policiais prenderam em flagrante o filho da proprietária de uma casa de longa permanência para idosos, por violência psicológica e humilhação contra sua própria mãe, uma senhora de 80 anos. Segundo os funcionários da casa e relatos da própria idosa, o filho atuava na administração do local e vinha agindo de forma agressiva e desrespeitosa contra a mãe, além de se apropriar indevidamente de valores pertencentes à instituição.