Por:

Caso de intoxicação por metanol é descartado

Por meio de nota, a prefeitura de Volta Redonda afirmou nesta quinta-feira (09) que o caso do paciente com suspeita de intoxicação por metanol na cidade foi descartado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) após aplicação de critérios clínicos e técnicos de avaliação. O resultado da análise dispensou a realização de exames laboratoriais para comprovar ou não a intoxicação por metanol.

A pasta do Estado informou nesta semana que foi notificada sobre a suspeita. O paciente de 47 anos foi internado no Hospital São João Batista (HSJB) com sintomas leves de intoxicação. Como o quadro clínico foi estável, ele recebeu alta na terça-feira (07).

Técnicos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram visitas para fazer a coleta dos exames laboratoriais que foi recusada duas vezes pelo paciente.

Compra de antídotos

A SES-RJ iniciou na segunda-feira (06), o processo de compra para mais doses do antídoto para intoxicações por metanol. O objetivo é acelerar o tratamento dos pacientes suspeitos após a confirmação dos exames laboratoriais.

As pessoas que apresentarem visão turva, desconforto gástrico e quadros de gastrite após ingestão de álcool devem procurar a unidade de atendimento mais próxima.