Por:

Cultura lança edital para apoiar projetos ligados às Folias de Reis

Pelo quarto ano consecutivo, a tradição centenária do Reisado segue fortalecida em todo o território fluminense. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ) lançou, nesta sexta-feira (3), o edital Folia de Reis 2026. A chamada pública vai conceder 200 premiações de R$ 25 mil cada, totalizando um investimento de R$ 5 milhões.

Para participar, os proponentes devem realizar as inscrições por meio da plataforma Desenvolve Cultura até as 18h do dia 17 de outubro.

"As Folias de Reis são um patrimônio imaterial do nosso estado e uma das expressões mais marcantes da cultura popular fluminense. Elas representam não apenas uma manifestação artística, mas também um momento de união comunitária e de celebração da nossa história. Ao lançarmos este edital, estamos garantindo apoio a quem mantém essa tradição viva, transmitida de geração para geração, fortalecendo a identidade cultural do Rio de Janeiro e levando alegria para milhares de famílias em todas as regiões", declarou o governador Cláudio Castro.

O edital é destinado a pessoas físicas representantes de grupos de Folia de Reis ou Reisados, com atuação comprovada na área cultural no Estado do Rio de Janeiro e credenciamento pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) como Mestres de Folia de Reis.

"Valorizar as Folias de Reis é preservar a riqueza cultural, a identidade e as tradições do povo fluminense. Estamos ajudando a garantir a manutenção destas festividades, que estão presentes em quase todo o território fluminense, resistindo e mantendo essa tradição viva na nossa cultura", ressalta a secretária Danielle Barros.

As Folias de Reis são reconhecidas como manifestações culturais em forma de auto, reunindo cantadores e instrumentistas em cortejos que incluem personagens como reis magos, palhaços, bandeireiros, festeiros e coro. A tradição é conduzida por um mestre-folião e um contramestre, envolvendo pelo menos 12 participantes. No Rio de Janeiro, as apresentações ultrapassam o ciclo natalino, acontecendo de 24 de dezembro a 20 de janeiro, em celebração ao padroeiro da cidade, São Sebastião.