Por:

Niterói terá serviços para a população de rua

Na data em que é celebrado o Dia da Luta da População em Situação de Rua (19 de agosto), a Prefeitura de Niterói assinou um acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para implantação de um Centro Integrado de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua (CIPOP) no município. O CIPOP Rua é uma iniciativa que oferece serviços integrados para pessoas em situação de rua com o objetivo de promover a reintegração social e o acesso a direitos de forma mais simples e rápida como emissão de documentos, serviços previdenciários e possibilidade de vagas de emprego.

Niterói será a segunda cidade do Estado do Rio a implementar o CIPOP que, atualmente, só funciona no Centro do Rio, próximo à Central do Brasil. O Centro Integrado busca criar uma rede de apoio abrangente para pessoas em situação de rua, levando serviços diversificados para o mesmo lugar a fim de facilitar o acesso.

Entre os órgãos que vão atuar no CIPOP Niterói estão o Detran, Fundação Leão 13, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral. Os serviços abrangem a emissão de uma série de documentos como Registro Geral (RG - Identidade) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), audiências de conciliação e acesso a benefícios previdenciários.