O governador Cláudio Castro abriu nesta terça-feira (12), o Rio Innovation Week, maior evento de inovação da América Latina, que acontece no Píer Mauá até sexta-feira (15). Apoiador do evento, o Governo do Estado reúne iniciativas de diferentes órgãos estaduais, destacando o compromisso com políticas públicas eficientes, inclusivas e sustentáveis. Castro também destacou o potencial do estado em inovação, tecnologia e transformação digital.
- Feliz de estarmos pelo quinto ano consecutivo aqui e ser um dos maiores incentivadores, desde a primeira edição. A gente sempre percebeu que o Rio tinha espaço para uma grande feira de tecnologia e inovação, falando dos temas da atualidade. E essa feira cresce a cada dia, ganha em representatividade com temas importantes não só para o Rio ou o Brasil, mas para o mundo inteiro - afirmou o governador Cláudio Castro.
Na área da segurança pública, as inovações tecnológicas disponibilizadas à população pela PM estão sendo apresentadas ao público no estande da corporação, com destaque para o sistema de reconhecimento facial em tempo real, o aplicativo Rede Mulher e o serviço 190. Também estão em exposição equipamentos modernos, usados no policiamento, como o Centro Integrado de Comando Móvel, câmeras portáteis, drones e uma viatura inteligente equipada com tecnologia de leitura de placas e identificação facial.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Serviços levou para o evento quatro projetos: o Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas; o Projeto de Simbiose Industrial, que reutiliza produtos e resíduos entre as indústrias; o Polo de Inovação Tecnológica do Agronegócio do Rio de Janeiro; e o Distrito de Inovação de Petrópolis, que promoverá pesquisa, a criação de startups, a atração de novas empresas e a difusão de tecnologia.
Já o Proderj e a Secretaria de Estado de Transformação Digital promovem debates no palco Sociedade 5.0 sobre inteligência artificial, Big Data e governança de dados, além de realizar a entrega do Prêmio Maturidade Digital, que reconhece entidades que vêm se destacando na transformação digital.
A Fundação de Apoio à Escola Técnica apresenta mais de 50 projetos desenvolvidos por alunos, com soluções voltadas à saúde, sustentabilidade e robótica, incluindo um sistema inteligente que monitora maus tratos a animais domésticos, uma maca hospitalar controlada por comando de voz e um sistema de análise climática e monitoramento ambiental.