Por: Richard Stoltzenburg - PETR

Prefeitura mostra seus novos projetos na tecnológica

Governador Cláudio Castro no Rio Innovation Week | Foto: Rafael Campos

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, nesta terça-feira (12), durante a cerimônia de abertura do Rio Innovation Week, no Píer Mauá, dois importantes projetos voltados para a inovação: mais uma etapa do Sandbox.Rio e o início do Desafio Rio. O primeiro é um programa pioneiro de ambiente regulatório experimental que permite testar soluções inovadoras com flexibilização temporária de normas municipais. O segundo é um programa-piloto para compras públicas de soluções de inovação e tecnologia.

"Tenho dois anúncios importantes que representam muito bem o que a Prefeitura tem feito para fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico na cidade. Estamos lançando o terceiro ciclo do SandBox.Rio, projeto premiado internacionalmente que permite que as empresas desenvolvam e testem tecnologias inovadoras, flexibilizando as normas municipais. Quem for selecionado poderá testar livremente as sua soluções em parceria com a Prefeitura. E o segundo anúncio é o Desafio Rio, em que a Prefeitura vai se tornar investidora-anjo de projetos inovadores que melhorem os serviços públicos municipais. É um conjunto de investimentos que vai permitir que a Prefeitura possa atuar como uma verdadeira catalisadora e aceleradora de soluções inovadoras. Todas essas iniciativas têm algo em comum: queremos colocar o Rio no centro da rota global de tecnologia rumo a um futuro digital sustentável e inclusivo, com olhar sempre atento em melhorar a vida da população", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

No Sandbox.Rio, capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, empresas interessadas em testar suas inovações na cidade, em parceria com o município, terão até dia 14 de setembro para se inscreverem. Neste terceiro ciclo, a Prefeitura do Rio incentiva o teste de inovação em diferente áreas da cidade. Para isso, serão aplicados até dez pontos adicionais na avaliação dos projetos voltados às comunidades e territórios periféricos das Áreas de Planejamento1, 3, 4.1 e 5, que incluem locais como Centro do Rio, Complexo do Alemão, Maré, Cidade de Deus, Campo Grande e Santa Cruz, representando um marco na democratização da inovação urbana.

Já no Desafio Rio, a Secretaria de Ciência e Tecnologia irá, pela primeira vez, contratar o desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar os serviços da cidade. Por meio do instrumento de Contratação Pública de Solução Inovadora, cada proposta poderá receber incentivos para desenvolver um protótipo funcional que, se for testado e validado, poderá ser fornecido à cidade.