Por: CORREIO FLUMINENSE

Campos: atendimentos on-line ajudam CadÚnico

O sistema de agendamento on-line mensal para atualização do Cadastro Único nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) tem ampliado o acesso da população à renovação de informações do CadÚnico. A medida adotada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social permite que a agenda seja aberta sempre às 9h, a cada quatro semanas, de forma gratuita e rápida, com mais de 3 mil vagas para os usuários que já sejam inscritos no site www.socialcampos.com.br. Em agosto, o agendamento será aberto no dia 22.

Somente em 2025 foram realizados seis mutirões de atualização do Cadastro Único em diferentes pontos do município, atendendo cerca de 10 mil pessoas. A última edição aconteceu em junho, no Parque Esplanada. Em maio, o mutirão foi realizado em Travessão. Em abril, três mutirões foram realizados em pontos diferentes: Goitacazes, Parque Guarus e Centro. Em fevereiro, duas ações foram realizadas no Jardim Carioca.

Devem atualizar o Cadastro Único pessoas que estão há mais de dois anos sem fazer a renovação do cadastro; que estejam com benefícios bloqueados, como o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC); que tenham crianças que entraram em creche/escola pela primeira vez; que tenham mudado de endereço ou de renda familiar. Para casos de troca de escola, não é mais necessária a atualização para entrega de declaração escolar, pois com o novo sistema do CadÚnico as informações entram de forma automática.