Por:

Estado do Rio reforça prevenção e orientação sobre a tuberculose

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) intensifica neste mês as ações de prevenção e orientação sobre a tuberculose em municípios fluminenses. Desde quarta-feira (06), uma unidade móvel da secretaria, com estrutura adaptada, está percorrendo cidades consideradas prioritárias no enfrentamento à doença. Ao longo de agosto, o Circuito TB Sobre Rodas passará por 12 municípios oferecendo atendimentos e orientações individuais, além de atividades educativas voltadas à população em geral. O objetivo é reforçar a luta contra a tuberculose em territórios onde a doença ainda representa um desafio de saúde pública.

A primeira cidade a receber a iniciativa foi Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nesta quinta-feira (07), a ação acontece em Itaboraí, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, a partir das 8h30.

O Circuito TB Sobre Rodas integra a programação especial do Agosto Laranja, mês dedicado à conscientização, mobilização e combate à tuberculose no estado do Rio de Janeiro. A campanha é coordenada pela Gerência de Tuberculose da SES-RJ e marca o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, instituído pela Lei Estadual 5.054/2007 e celebrado oficialmente em 6 de agosto.

"O TB Sobre Rodas estimula os municípios a desenvolverem ações de sensibilização, prevenção e enfrentamento ao preconceito que ainda cerca a tuberculose. Essa interface entre o estado e os municípios é uma das metas do nosso Plano de Enfrentamento à tuberculose, e o circuito é mais uma ferramenta importante para promover essa integração. É uma oportunidade de levar informação, cuidado e prevenção à população", afirma Marneilli Martins, gerente de Tuberculose da SES-RJ.

Beneficiados pelo programa

A dona de casa Vera Lúcia da Silva Cunha, de 57 anos, moradora de Duque de Caxias, aproveitou a ação realizada na Praça Nelson Mandela para fazer o teste de tuberculose. Ela já teve a doença na juventude e ainda guarda lembranças difíceis do período.

O mototaxista Paulo Gomes da Silva, de 60 anos, fez pela primeira vez a testagem para tuberculose. Ele considera importante cuidar da saúde e aproveitou a oportunidade. O resultado do teste também sairá na sexta-feira.