A Escola Municipal Júlio César de Almeida Larangeira foi palco da entrega dos resultados do segundo bimestre de 2025 do IDEAR — Índice de Desenvolvimento da Educação de Angra dos Reis. Durante o encontro, realizado na segunda-feira, 28, os gestores receberam os dados das escolas e, ao todo, 12 unidades dos anos iniciais se destacaram com projeções de fluxo escolar no nível 1, o mais alto da escala de desempenho.
O evento reuniu os 68 diretores das unidades escolares de anos iniciais e finais do Ensino Fundamental que participam do IDEAR. Outras 24 unidades — voltadas exclusivamente à educação infantil ou especial — não integram o indicador, em função das especificidades pedagógicas dessas etapas.
Criado pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação, o IDEAR é um instrumento estratégico para monitorar a qualidade do ensino em Angra dos Reis, e contribui diretamente para o aperfeiçoamento da performance escolar, o avanço da aprendizagem dos estudantes e a elevação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no município. Os resultados são baseados nas Avaliações Formativas do Sistema Avaliar, aplicadas regularmente aos alunos da rede com foco em Língua Portuguesa e Matemática.
A apresentação dos dados trouxe uma análise comparativa entre os anos de 2024 e 2025. Em Língua Portuguesa, o maior crescimento foi registrado no 1º ano ( 14 pontos), seguido pelo 9º ano ( 13). Em Matemática, o destaque também ficou com o 9º ano ( 12 pontos), enquanto o 6º ano apresentou uma queda de nove pontos — o único recuo no comparativo.