Por:

Força-tarefa realiza operação conjunta em APA da Freguesia

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), o Comando de Polícia Ambiental Militar (CPAM) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizam operação conjunta em área de proteção ambiental (APA) da Freguesia, na Zona Oeste, nesta quarta-feira (23).

A ação faz parte de uma força-tarefa do Governo do Estado e tem o objetivo de reprimir a ocupação irregular de solo urbano e proteger a floresta remanescente na região afetada.

"Essa força-tarefa reforça o compromisso do Governo do Estado em coibir construções irregulares e combater a ocupação ilegal, preservando as nossas áreas verdes. Não vamos permitir que crimes ambientais coloquem em risco as florestas urbanas", afirmou o governador Cláudio Castro.

De acordo com as investigações, foi registrada grande remoção de Mata Atlântica na região que foi ocupada ilegalmente para a construção de imóveis habitacionais, em zona de amortecimento do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.

Além disso, também é investigada a exploração irregular de recursos minerais na região, como a extração de saibro.

"Estamos levantando a extensão dos prejuízos provocados pela construção irregular na Mata Atlântica. Também é importante orientar quem compra terrenos a sempre exigir as licenças ambientais e os títulos de propriedade - acrescentou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Operação Rastreio

O Governo do Rio de Janeiro devolveu, nesta terça-feira (22), 1,4 mil celulares recuperados pela Secretaria de Polícia Civil aos seus proprietários.

A restituição é mais uma etapa da Operação Rastreio, a maior iniciativa do Estado para combater toda a cadeia criminosa que envolve a subtração e a receptação de aparelhos móveis.

Cerca de 700 celulares foram entregues na Cidade da Polícia, 400 na Baixada Fluminense e 300 na Região Metropolitana e no interior.

"A Operação Rastreio representa um compromisso firme do nosso governo com a segurança da população e com o enfrentamento direto ao crime organizado. A devolução desses celulares é mais do que a recuperação de um bem material. É a devolução da dignidade e da tranquilidade a milhares de pessoas. Vamos seguir ampliando essa iniciativa, com tecnologia, inteligência e integração, para cortar o mal pela raiz e construir um estado mais seguro para todos", ressaltou o governador Cláudio Castro.