Economia circular, conceito que pretende reduzir o desperdício e prolongar a vida útil dos produtos por meio de reutilização e reciclagem, foi o foco da reunião do Conselho Empresarial ESG, na última quinta-feira (17). As convidadas foram Sissi Alves da Silva, diretora de Novas Economias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que apresentou o Plano Nacional de Economia Circular; e Maria Luíza Fernandes, executiva da Ambipar, que detalhou um case sobre o tema.
Claudia Guimarães, vice-presidente do Conselho ESG, chamou a atenção para a importância do tema. "Atualmente, estamos passando por muitas mudanças regulatórias, com vários desafios. Esse é um momento para revisitarmos o que está acontecendo, tirar dúvidas, trocar informação e conhecer as melhores práticas das empresas participantes deste conselho empresarial", analisou.
Sissi da Silva explicou que o Plano Nacional de Economia Circular (PNEC), previsto para os próximos 10 anos, foi dividido em cinco eixos com macro objetivos, que atuam com colideranças, formadas por um órgão ou entidade governamental e um representante da sociedade civil.