Por:

Castro entrega à população de Cordeiro a área de lazer da APA 'Mata do Posto'

O governador Cláudio Castro esteve neste domingo (13) em Cordeiro, na Região Serrana, para entregar à população a nova área de lazer da Área de Proteção Ambiental (APA) Mata do Posto. A obra de urbanização contou com investimento de R$ 4,1 milhões do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam). Durante a cerimônia, o governador recebeu o título de Cidadão Cordeirense das mãos do presidente da Câmara dos Vereadores da cidade, vereador Anísio Coelho Costa.

"Estamos levando infraestrutura e dignidade para todas as regiões do estado, sempre com foco na qualidade de vida das pessoas. Essa entrega em Cordeiro mostra a importância de valorizar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, criar espaços de lazer e convívio para as famílias", afirmou o governador Cláudio Castro.

A APA Mata do Posto, criada em 2008, possui 126 hectares e abriga uma rica biodiversidade. Com as melhorias entregues, a área agora conta com playground, quadra de vôlei, campo de futebol, sede para atividades da Secretaria de Esportes, banheiro público e espaços voltados à educação ambiental. Localizada dentro do Parque de Exposições Raul Veiga, a APA agora se torna mais acessível e atrativa para moradores e visitantes.

O aposentado Carlos de Almeida Cler, 84 anos, morador de Cordeiro há 73, estava com oito familiares visitando o local e ficou muito satisfeito com a obra.

"Acompanhei a obra desde o início e posso afirmar que a população está muito satisfeita. Agora podemos caminhar por aqui para pegar sol, ver e respirar a natureza e a beleza do lugar", destacou Carlos de Almeida.

Além da inauguração, o governador assinou o termo de cooperação técnica para a realização de uma nova intervenção de contenção de encosta e drenagem no bairro Manancial, com investimento previsto de R$ 3,6 milhões.

A nova intervenção inclui a elaboração de projeto executivo e serviços de contenção de encosta e drenagem. O objetivo é aumentar a segurança das famílias e mitigar riscos em períodos de fortes chuvas.

Pelo programa Limpa Rio, desde 2021, já foram desassoreados 14 quilômetros de rios e canais no município, retirando 66 mil metros cúbicos de resíduos (40 mil toneladas). Os resultados dessas ações ficaram evidentes durante as chuvas do início de 2025, quando áreas atendidas pelo programa registraram menos alagamentos graças à limpeza e à manutenção preventiva.