Por:

No 1º mutirão de cirurgia de catarata, IEO já estabelece 50 procedimentos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, neste sábado (12), o primeiro mutirão de cirurgia de catarata do Instituto Estadual de Olhos (IEO). Ao todo, foram agendados 50 procedimentos no instituto, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, para atendimento de pacientes de várias regiões do estado. A unidade, que é a primeira da rede estadual dedicada exclusivamente ao tratamento oftalmológico pelo SUS, foi inaugurada no dia 7 de abril deste ano, com investimento do estado de cerca de R$ 6 milhões.

A operação de catarata consiste na retirada do cristalino afetado em substituição por uma lente intraocular, corrigindo a visão afetada.

"O mutirão de cirurgia de catarata realizado neste sábado é mais um resultado das políticas públicas e investimentos que a nossa gestão vem implementando na Saúde. Nosso objetivo é oferecer cada vez mais serviços à população", declarou o governador Cláudio Castro.

Para a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, o objetivo do mutirão foi aumentar o número de procedimentos no Instituto Estadual de Olhos, que desde a inauguração, no primeiro semestre deste ano, já operou 450 pacientes de várias regiões do estado.

"Essa ação foi pensada com o propósito de acelerar as cirurgias de catarata e beneficiar as pessoas que estão aguardando. No IEO, o paciente tem à sua disposição uma equipe qualificada, um equipamento público moderno, seguro e com aparelhos de ponta para realizar o procedimento cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde", ressaltou Claudia Mello.

Antes da cirurgia, os pacientes passam por duas consultas com os especialistas. Todo o risco cirúrgico e a avaliação médica pré-operatória são feitos no instituto, com a realização de hemograma, eletrocardiograma e exame de imagem. No dia do procedimento, os cirurgiões ainda fazem avaliação da frequência cardíaca dos pacientes, verificam a pressão arterial e oxigenação sanguínea. A operação é feita com anestesia local e dura 15 minutos.