Por:

'Operação Contenção' da Polícia Civil mira ex-miliciano cooptado pelo CV

O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, Polícia Civil, realiza a 'Operação Contenção' contra uma organização criminosa chefiada por um ex-miliciano que explora comunidades da Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (8). Na ação, conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), os agentes cumprem mandados de busca e apreensão na região.

Investigações apontam para um grupo ligado a disputas territoriais visando à expansão da facção na região.

"A operação, além de prender traficantes, é importante para desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa que há tempos vem atuando na área, levando insegurança e violência à nossa população", destaca o governador Cláudio Castro.

Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa atua de forma violenta e estruturada nas comunidades do Barbante, Catiri, Vila Kennedy, e nos bairros de Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba.

A ação também tem como objetivo desarticular a estrutura da organização criminosa e frear sua expansão territorial.

A ação mirou uma organização criminosa - chefiada por um ex-miliciano, que migrou para o Comando Vermelho (CV), que vem explorando moradores e comerciantes de comunidades da Zona Oeste do Rio, sob o comando de Rodney Lima de Freitas, o RD - envolvida em disputas territoriais que buscam sua expansão na região. Também conhecido como 'Tropa do RD', o grupo criminoso tem origem na milícia de Campo Grande e Santo Cruz, que se aliou, depois, ao CV.

"Ele é um ex-miliciano que foi cooptado pelo Comando Vermelho com o objetivo de ser o puxador de guerra para invadir comunidades da Zona Oeste para, além de vender drogas, explorar os serviços e extorquir comerciantes", explicou o delegado Bernardo Leal.

Há poucos dias, foi preso o ex-policial Rafael Souza Luz, o Pulgão, um dos integrantes da organização criminosa, que chegou a permanecer na cadeia por seis anos.