Por:

Protagonismo feminino e diversidade marcam o Parlamento Juvenil 2025

A 16ª edição do programa destaca o protagonismo feminino e a diversidade na política, com a participação de 60 estudantes meninas — incluindo uma representante trans — e 37 meninos.

O Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi palco da abertura da 16ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), nesta segunda-feira (23). Os 97 estudantes da rede pública de ensino tomaram posse de seus mandatos, receberam o diploma e elegeram Júlia Conceição, de Rio Bonito, como presidente desta edição. Os demais integrantes da Mesa Diretora também foram empossados. O programa é realizado pela Alerj em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc).

É o segundo ano seguido que a presidência do Parlamento Juvenil fica com uma aluna de Rio Bonito. Na edição anterior, a jovem Thayllane Nascimento foi eleita pela maioria dos votos. Neste ano, três jovens empataram em primeiro lugar com 13 votos cada, e o critério previsto no regulamento do PJ para desempate é o aluno mais velho, o que levou Julia, de 17 anos, à eleição, seguida por seus colegas Arthur Ciucci (Paracambi) e Eduardo Monteiro (Itaocara), que são, respectivamente, primeiro e segundo vice-presidentes.

A presidente eleita desta edição compartilhou, durante a primeira sessão do PJ, seus agradecimentos. "Isso é um sonho para mim. Espero que o voto que vocês me confiaram valha a pena. Creio que, juntos, possamos fazer a diferença e sermos exemplos para os demais estudantes. Somos capazes de mudar a nossa história", disse.

O coordenador do projeto, deputado Danniel Librelon (REP), celebrou a abertura da edição do PJ com uma mensagem para os estudantes: "Nesta semana, vocês terão a experiência de vivenciar toda a rotina de um deputado estadual. Desejo que aproveitem a oportunidade e este momento único, porque nós temos procurado nos aperfeiçoar mais a cada edição. Afinal, vocês são o futuro do país", disse.