Por: CORREIO FLUMINENSE

Edição 2025 da Maratona do Rio será a maior da história

Hospitaleira como nenhuma outra, Cidade Maravilhosa recebe 81% de corredores de fora | Foto: Divulgação Maratona Rio

A partir dessa quarta-feira (18) até domingo (22), a Marina da Glória, na capital fluminense, será o principal ponto de encontro de corredores do país e do mundo para a Maratona do Rio. Com investimento de R$ 6,4 milhões do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer, a edição 2025 do evento contará com o maior número de participantes de sua história. Ao todo, 60 mil atletas enfrentarão percursos de 5Km, 10Km, 21Km e 42Km, além do desafio 21km 42km.

"A Maratona do Rio consegue unir em um só evento tudo que acreditamos quando investimos no esporte: saúde, bem-estar, inclusão, turismo e desenvolvimento econômico. Ver o crescimento constante dessa iniciativa, com recordes de inscrições e o apoio da nossa Lei de Incentivo ao Esporte, reforça que estamos no caminho certo ao priorizar políticas públicas que geram oportunidades reais, movimentam a economia local e melhoram a qualidade de vida da população", pontua o governador Cláudio Castro.

A grande participação de atletas de fora do Rio de Janeiro prova que a cidade se tornou a capital da corrida de rua - 81% dos atletas vêm de outros estados, sendo 32% de São Paulo. Apesar do grande número de turistas, a Maratona do Rio é o segundo evento esportivo mais querido pelos cariocas, segundo uma pesquisa da revista Veja Rio, ficando atrás apenas do Rio Open. O evento recebeu o prêmio "Os mais amados do Rio", levando 21,3% dos votos.

Dos competidores deste ano, 52% são homens e 48% mulheres. Atletas de 30 a 39 anos representam 36% do total, enquanto 31% são da faixa etária entre 40 e 49 anos. O evento contará com uma ampla estrutura, incluindo área de recepção para os atletas, praça de alimentação e diversos stands, entre eles o da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

A Lei estadual de Incentivo ao Esporte permite que empresas direcionem parte do ICMS devido para apoiar projetos esportivos aprovados pela secretaria. Desde sua criação, centenas de iniciativas foram viabilizadas em todo o estado.