Para promover a cidade de Macaé como a capital de energia do estado e ampliar o conhecimento das empresas sobre a dinâmica dos mercados de óleo, gás natural e energias, acontece em Macaé entre os dias 1º e 3 de julho próximos, a 2ª edição do Macaé Energy. O congresso, que terá a presença de palestrantes internacionais e é realizado pela Firjan, Rede Petro-BC e a Prefeitura Municipal de Macaé, está com inscrições abertas para a edição 2025.
Dedicado a empresários e profissionais das empresas do encadeamento produtivo, o evento contará com três dias de debates com painéis sobre a integração energética, o futuro do offshore, campos maduros e o mercado de gás, além de palestras especiais em destaque e outros temas importantes para o desenvolvimento do mercado.
O Macaé Energy também contará com a edição especial do Programa Rede de Oportunidades para Fornecedores, da Firjan SENAI SESI, uma oportunidade para entender os requisitos de compras e oportunidades de contratação de grandes empresas compradoras do mercado, com espaço dedicado também a realização de momentos individuais para esclarecimento de dúvidas pelas empresas fornecedoras junto às compradoras. Gratuito, o congresso possui vagas limitadas e acontecerá no Royal Palace Macaé Hotel, na Praia de Cavaleiros, sob patrocínios confirmados da PRIO e Equinor e conta com o apoio institucional da ABESPetro, ABIMAQ, ABPIP, ANP, ATGás e IADC.
Investimento de US$ 70 bi - Estudo recente da Firjan SENAI SESI - voltado a oportunidades e desafios para implantação de projetos de produção de energia limpa no país - mostrou que, no momento, há 94 pedidos para projetos de instalação de eólicas offshore e de hidrogênio verde, com potência instalada de 234 GW (GigaWatts).
Desse montante, 14 pedidos foram encaminhados pelo Rio de Janeiro, correspondendo a um potencial de geração de 24 GW e investimentos de R$ 70 bilhões, que devem impulsionar a economia fluminense, mediante a abertura de milhares de postos de trabalho.