Por:

Governo do Rio abre 1.644 vagas para o Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) vai abrir mais de 1.600 vagas para oficiais e praças da corporação ainda em 2025.

A novidade foi oficializada com a publicação, nesta quarta-feira (11.06), do edital do concurso para ingresso de 144 soldados efetivos, com habilitação em Busca e Salvamento, e vencimentos a partir de R$ 5,2 mil. Paralelamente a isso, o governador Cláudio Castro também autorizou, em Diário Oficial um processo seletivo voltado à contratação de 1.500 bombeiros temporários voluntários.

"Vamos promover uma expansão histórica no maior Corpo de Bombeiros Militar do país. A abertura simultânea de concursos e processos seletivos reforça o compromisso do Governo do Estado com a modernização e o fortalecimento da corporação, aprimorando ainda mais sua atuação de excelência em todo o estado - afirmou o governador.

Vagas efetivas

"O CBMERJ publicou, no Diário Oficial do Estado, edital que torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o concurso público voltado ao provimento de 144 vagas para o cargo de soldado bombeiro militar, com especialização em busca e salvamento. A remuneração inicial é de R$ 5.233,38, logo após a conclusão do curso de formação.

O concurso exige nível médio completo e será composto por diversas etapas, incluindo: prova objetiva; teste de aptidão física (TAF); teste de habilidades específicas; exames médicos; avaliação documental e prova de títulos.

Os interessados devem ter mais de 18 anos. As inscrições começam hoje e vão até o dia 07 de julho.

As provas têm início previsto para 17 de agosto e serão realizadas pela IDECAN.

"O CBMERJ se prepara para ampliar seu quadro com profissionais altamente qualificados e alinhados à missão de proteger a população fluminense, reforçando seu papel estratégico na segurança da sociedade", disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

Simulado

No final de maio, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ) e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran.RJ) promoveram um simulado de acidente de trânsito como parte das ações do movimento Maio Amarelo.