O Governo do Estado realizou, nessa terça-feira (10) uma operação contra a facção criminosa que atua no Complexo de Israel (Zona Norte). A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de delegacias da capital, da Baixada e do Interior do estado, e tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes da quadrilha que agem na região.
Até o momento, 12 criminosos foram presos e três fuzis apreendidos.
A ação resulta de sete meses de intensas investigações, que culminaram na identificação de 44 traficantes sem mandados anteriores, permitindo à Polícia Civil solicitar ordens judiciais com base em provas contundentes.
A operação integra uma série de ações da instituição voltadas ao desmantelamento da estrutura criminosa na região.
As investigações conduzidas pela DRE, com apoio da Delegacia Antissequestro (DAS), da 22ª DP (Penha) e da 33ª DP (Realengo), revelaram uma organização criminosa altamente estruturada e armada, sob a liderança de Álvaro Malaquias Santa Rosa, o "Peixão". O grupo atua nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau.
"Enfrentamos a expansão do Comando Vermelho na Zona Oeste, a ação das milícias, a contravenção, a máfia dos cigarros e a lavagem de dinheiro, com pedidos de bloqueios de mais de R$ 6 bilhões do crime organizado. A operação ataca o Terceiro Comando Puro em uma das regiões em que os traficantes subjugam a população. A Polícia Civil reafirma seu compromisso em combater todo tipo de criminalidade", enfatizou o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.