Por:

Aberto o Fórum de Educação

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou, nessa segunda-feira (9), a abertura do VII Fórum Nacional de Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação, que acontece pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro e vai até a próxima quinta-feira (12), no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense.

O evento também incluiu o Seminário da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara dos Deputados. Com a presença de representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, a cerimônia foi conduzida pela deputada Tia Ju (REP), 2ª vice-presidente da Alerj.

"Como pedagoga e parlamentar comprometida com a pauta da educação, reafirmo aqui o meu empenho na valorização da gestão democrática do ensino, do controle social e do financiamento adequado da educação pública. A Alerj tem se dedicado à aprovação de leis que fortalecem essas diretrizes, porque acreditamos que a construção de uma educação de qualidade só é possível com participação social ativa, planejamento responsável e escuta qualificada dos territórios", afirmou Tia Ju.

Relevância

O presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga, destacou a relevância do fórum. "Este evento foi criado com o objetivo de antecipar discussões que ocorrerão no Congresso Nacional de Educação, em outubro, na cidade de Recife (PE). Assim, tudo o que foi debatido hoje pode chegar previamente ao Ministério da Educação e às secretarias estaduais. Esperamos que isso influencie de forma decisiva as decisões que serão tomadas este ano", explicou.

A secretária de Estado de Educação (Seeduc-RJ), Roberta Barreto, também participou do Fórum e ressaltou a importância da articulação entre os conselhos regionais e o poder público.

"Sem a prática democrática da discussão coletiva, não é possível construir políticas públicas que atendam bem às necessidades da população", declarou.