Por:

ExpoRio Turismo reforça diversidade do setor no Estado

Evento terá ainda gastronomia, cultura, artesanato e painéis temáticos | Foto: Governo do RIo

Por Marcello Sigwalt

Promovida pelo governo do Rio - por meio da Secretaria de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, além de parceria institucional da Fecomercio RJ e apoio do Sesc e Senac - a ExpoRio Turismo, com entrada gratuita, mediante inscrição, pretende se tornar uma 'vitrine da diversidade turística e de experiências no âmbito regional', de 5 a 8 de maio.

De acordo com a programação, durante quatro dias, a ExpoRio Turismo disponibilizará ao público as singularidades das 12 regiões turísticas do estado, que proporcionarão oportunidades de novos negócios, gastronomia, cultura, artesanato, painéis temáticos e shows com grandes nomes da música brasileira.

Ao comentar a relevância da iniciativa, o governador do Rio, Cláudio Castro, acentuou que "o Rio de Janeiro não é só a Cidade Maravilhosa. É um estado inteiro repleto de riquezas naturais, culturais e históricas que encantam o mundo. Temos serras, praias, vales, gastronomia diversificada, festas populares e muito mais. Nossa missão é mostrar que cada canto do nosso território tem algo único a oferecer. Promover este potencial é valorizar nosso povo, gerar oportunidades e fortalecer a economia fluminense".

Já o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca observou que "a ExpoRio Turismo é uma vitrine do que o nosso estado tem de melhor: diversidade, cultura, natureza, paisagens únicas e um povo acolhedor. Esta quarta edição reforça o nosso compromisso com a interiorização do turismo, a geração de oportunidades e o fortalecimento da economia em todas as regiões. É um evento pensado para aproximar o público do setor e mostrar que o Rio de Janeiro é muito mais do que sol e mar. É um estado inteiro pronto para encantar, receber bem e se desenvolver com o turismo como motor de desenvolvimento".

Além de atividades para todas as idades, apresentações com artistas da capital e do interior, espaço gastronômico e painéis temáticos sobre turismo, empreendedorismo e negócios, o evento contemplará experiências, como escolinha de remo, stand up paddle, canoa havaiana, pedalinho e até uma simulação de voo de asa-delta. Para as crianças, um dinossauro gigante direto da Terra dos Dinos promete surpreender e divertir.

Agenda - Em meados de maio, o Governo do Rio lançou a agenda internacional de promoção turística do RJ no mercado latino-americano, que leva o Rio a seis importantes cidades emissoras de turistas na América do Sul: Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Mendoza, Córdoba e Buenos Aires (Argentina). A iniciativa faz parte do projeto "B2Live te lleva a Brasil", que tem como objetivo posicionar o Brasil como um destino turístico competitivo no cenário sul-americano.

Além de divulgar os atrativos do RJ, a ação busca fortalecer a conectividade aérea com países vizinhos e fomentar negócios entre operadores turísticos, redes hoteleiras e companhias aéreas.

As atividades de promoção começaram em Assunção, e seguiram para Montevidéu (14/05), Santiago (15/05), Mendoza (19/05), Córdoba (20/05) e Buenos Aires (21/05).