Uma operação integrada entre as Forças de Segurança do Rio de Janeiro e do Ceará foi deflagrada na madrugada deste sábado (31).
O objetivo é desarticular uma facção criminosa cearense que atua na comunidade da Rocinha. Setores de inteligência de ambos os estados identificaram que o grupo comanda o crime organizado do estado nordestino diretamente da comunidade do Rio.
Do Quartel General da Polícia Militar, o governador Cláudio Castro monitora a ação, desde as primeiras horas do dia.
A operação conta com o apoio das tropas especializadas do Comando de Operações Especiais (COE), que reúne o BOPE, o Batalhão de Choque e o Primeiro Comando de Policiamento de Área.
A operação mostra a importância da integração entre os estados no combate ao crime organizado. Desde a madrugada, estou acompanhando cada passo dessa ação, que é estratégica para enfraquecer grupos que desafiam a segurança pública. Não vamos permitir que o Rio seja usado como refúgio para criminosos - declarou o governador Cláudio Castro.
Drones e outros recursos tecnológicos da Polícia Militar do Rio estão sendo utilizados para mapear a área e garantir a segurança das equipes em campo. A investigação foi realizada pelo serviço de inteligência da Polícia Militar.