Por:

Museu abre Salão das Artes Agulhas Negras

Resende, por meio da Secretaria de Cultura, abre no próximo dia 30 de maio, às 19h, o 4º Salão das Artes Agulhas Negras, no Museu de Arte Moderna de Resende. A mostra tem como objetivo revelar nomes das artes plásticas na região. Em 2025, foram inscritos 121 obras e 41 artistas foram selecionados para participar da exposição. O júri responsável pela avaliação dos trabalhos foi composto por Lígia Azevedo, Sônia Siqueira, Márcia Holanda e Joesio Silveira.

Nesta quarta edição foram mantidas todas as categorias dos salões anteriores: Prêmio Claudionor Rosa, Prêmio Altamiro Pimenta, Prêmio Olga Tuffick e Prêmio Marcius Lima, além de certificados de Menção Honrosa.

Para a diretora do MAM, Carmem Aguiar, o Salão das Artes Agulhas Negras é importante por seu caráter regional.

- Nossa região é rica de talentos nas artes plásticas, e nosso objetivo é dar oportunidade para que esses artistas sejam valorizados e brilhem cada vez mais. Todos os anos novos nomes se inscrevem buscando este reconhecimento e a oportunidade de dividir com o público a sua criação artística - acrescentou Carmem.

O Museu de Arte Moderna de Resende tem, ainda em sua agenda anual, outras duas mostras de artes plásticas: o tradicional Salão da Primavera, já em sua quinquagésima edição, e o Salão de Fotografia.