Por Marcello Sigwalt
Lançamento do edital da Firjan IEL de inovação em IA (Inteligência Artificial) - chamada de projetos voltados para pequenas empresas - e a inauguração do Centro de Referência DigiTech da Firjan Senai Sesi.
Essas são as duas principais iniciativas anunciadas, no Centro de Convenções da entidade, pelo presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Luiz Césio Caetano, por ocasião do Dia da Indústria, comemorado nessa segunda-feira (26), que reuniu mais de 300 pessoas, entre empresários, lideranças sindicais e executivos, além de representantes do Poder Público.
Entre as propostas do edital, com publicação prevista para agosto próximo, Caetano destacou a aceleração de até 20 indústrias, de pequeno e médio portes do estado, por meio da aceleradora Conecta Lab, da Firjan IEL, que utilizará a IA para a melhoria da eficiência operacional e o aumento da competitividade.
O dirigente industrial assinalou que, embora "a IA agilize processos, inspire ideias e amplie horizontes para as empresas, são os profissionais que fazem a inovação acontecer. A Firjan e suas instituições seguem ao lado de quem impulsiona a indústria para fortalecer o Rio e o Brasil".
As 20 empresas selecionadas pelo edital terão recursos não reembolsáveis de até R$ 50 mil, e o apoio de mentorias a projetos. A iniciativa contará com um orçamento de R$ 1,7 milhão, para aceleração industrial com IA.
Já o novo Centro de Referência DigiTech, da Cidade Nova - abrangerá de dez laboratórios, em área de 2.500 m² - será um hub transversal para indústrias fluminenses, em busca de inovação e maior eficiência.
O evento contou, também, com três painéis, sobre temas, como "Estratégias em IA"; "Oportunidades de financiamento" e a "Interface entre empresas" e "Instituições de ensino e pesquisa", que abordam a relevância da IA, como vetor de desenvolvimento socioeconômico.