Por:

Alerj debate segurança de vias pedagiadas

A Comissão de Transportes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou, nessa terça-feira (27), oitivas com representantes das vias pedagiadas da Região Metropolitana para tratar o Projeto de Lei nº 5157/2025, que trata de medidas de segurança e aperfeiçoamento das operações nas vias, bem como o fortalecimento da proteção dos usuários e trabalhadores nas rodovias sob concessão, em atendimento às diretrizes de reocupação territorial determinadas pela decisão do Supremo Tribunal Federal na ADPF 635. A reunião aconteceu às 11h, na sala 1801, sede do Parlamento fluminense.

"O que nós estamos propondo é enfrentar esse problema com uma solução prática e viável: as bases seguras. Estruturas planejadas com apoio técnico da Polícia Militar, que ofereçam proteção real ao policial que está em serviço. Cabines blindadas, áreas protegidas para viaturas e pontos estratégicos de vigilância. Não estamos falando de um gasto desnecessário, estamos falando de salvar vidas", disse o deputado Marcelo Dino (União).

Foram convidados para as oitivas os representantes da Rota 116, Edyano Coutinho; da CCR-Motiva, Ada Maria da Silva; da Ecovias, Alehandro Coutinho; da Companhia de Concessão Rodoviária (Concer) e Marco Antônio Ladeira; da Linha Amarela S.A. (Lamsa).