Por:

Prevenção contra o uso de drogas é discutida

A Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reuniu em audiência pública nesta quarta-feira (21/05) para debater a criação de políticas públicas de prevenção ao uso de álcool e drogas.

Durante a reunião, que foi realizada em conjunto com a Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas, da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o colegiado afirmou que irá dialogar com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) para criação de medidas preventivas dentro das escolas para conscientização dos jovens, além da criação de um Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema.

De acordo com dados do Ministério da Saúde e do Senado Federal, apresentados durante a audiência, cerca de 35 milhões de pessoas no Brasil sofrem com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Entre os adolescentes, o problema é ainda mais alarmante.

Segundo o IBGE, 63% dos estudantes, entre 13 e 17 anos, já experimentaram bebidas alcoólicas e mais de 24% já usaram droga lícita ou ilícita. O presidente da Comissão, deputado Danniel Librelon (União), alertou para a velocidade com que surgem novas substâncias psicoativas e destacou a importância de compreender a realidade vivida pelos jovens.