O prefeito de Porciúncula Guilherme Fonseca (PSD) está no Distrito Federal, participando da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), no Centro de Convenções. Fonseca foi convidado a expor sobre a importância da participação dos entes federativos no Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres - CONCLIMA.
A presença de Fonseca representa toda região Noroeste Fluminense, na 26º edição do evento, que esse ano é dedicada as urgências climáticas e a importância da participação dos entes federativos no CONCLIMA.
Porciúncula, assim como outras cidades do Noroeste Fluminense sofrem com os impactos gerados por ações climáticas graves.
A CNM lidera a iniciativa de criação do CONCLIMA, que tem como objetivo trazer ações de orientação técnica, captação de recursos, elaboração de planos setoriais e outras ações para ampliar a capacidade de atuação da gestão municipal com ações de prevenção e resposta aos desastres e para adaptação à mudança do clima.
Segundo dados do Consórcio a emergência climática afeta cada vez mais pessoas, causando danos ambientais, humanos e prejuízos bilionários. Levantamentos mostram que nos últimos 10 anos, 97% dos municípios brasileiros já decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública ao menos uma vez devido a desastres como secas, inundações, incêndios florestais e deslizamentos.
A 26º Edição teve início em 19/05, com a presença do Presidente Lula na abertura, e se prolongará até amanhã (22/05). A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é considerado o maior evento municipalista da América Latina, reunindo prefeitas, prefeitos e autoridades de todo o Brasil para discutir temas desafiam e geram debates nos municípios brasileiros, como a federalização climática, segurança pública, orientações sobre emendas parlamentares, saúde e educação.
Por:
Marcha dos Prefeitos: gestão climática é pauta municipal