O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, realizou, nesta quarta-feira (14), a segunda fase da "Operação Adolescência Segura", que mira crimes cibernéticos cometidos contra crianças e adolescentes. Agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) cumprem mandados de Internação Provisória contra adolescentes infratores em cinco estados da federação: MS, MG, PR, SC e SP.
A ação conta com o apoio do Ciberlab da Diopi da Senasp do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As investigações tiveram início em fevereiro deste ano, quando agentes da DCAV localizaram os envolvidos de um atentado contra um morador de rua, com coquetéis molotov, que era transmitido ao vivo pela internet.
"Este crime é uma das principais preocupações de pais de crianças e adolescentes. Por isso, é muito importante que operações como esta de hoje sejam realizadas. Investimos mais de R$ 4 bilhões em segurança pública, com foco na modernização das polícias e a Polícia Civil está atuando com inteligência e tecnologia para combater estes crimes virtuais", destaca o governador Cláudio Castro.
Os alvos integrariam uma rede responsável por crimes na Internet: tentativa de homicídio, induzimento e instigação ao suicídio, armazenamento e divulgação de pornografia infantil e apologia ao nazismo.