Por:

Secretaria reforça a importância de imunização contra o vírus influenza

Com a distribuição de novas doses da vacina contra o vírus influenza, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro reforça a importância da imunização.

Desde o início da estratégia de vacinação, em abril deste ano, a SES-RJ disponibilizou mais de 3,5 milhões de doses para todo o estado. O objetivo é vacinar mais de 7 milhões de pessoas, e até o dia 30 de abril, já foram 499.341 vacinados.

O imunizante protege contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e B. O público prioritário da estratégia inclui gestantes, crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com mais 60 anos, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, de forças de segurança e resgate, além de indígenas e quilombolas.

"É muito importante que as pessoas desses grupos prioritários busquem a vacina nos postos de saúde. Para esse público, a gripe pode ser grave e até levar ao óbito. Lembramos que as vacinas são seguras, eficientes e estão disponíveis de forma gratuita no SUS", destaca a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Durante todo o ano, a Secretaria estadual monitora os casos mais graves que crescem especialmente no inverno, com maior transmissão do vírus.

O Ministério da Saúde preconiza que o público-alvo para a campanha deste ano abrange crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.