Por:

Indústria fluminense é a que mais contratou em março

Desempenho industrial foi o responsável por 'salvar' performance do Estado em março | Foto: Wagner Malagrine - Man Latin

Por Marcello Sigwalt

Graças ao desempenho positivo da indústria, o Estado do Rio teve melhor performance em março, no que se refere à abertura de postos de trabalho.

É o que aponta a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, por meio da plataforma 'Retratos Regionais', em que o setor respondeu por 1.126 novas contratações nesse mês, de um total estadual de 6.758.

Em contraponto, os serviços - que, tradicionalmente, lidera a criação de vagas na economia - foi o setor que mais demitiu, com 5.319 dispensas.

Em consequência, esse é considerado o segundo pior resultado para um mês de março da série histórica do Novo CAGED, somente superado por março de 2020, quando, no contexto da pandemia da Covid-19, houve encerramento de 35.728 empregos formais.

Liderando as contratações industriais se destacaram os setores de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública. Por segmentos, a Construção ( 419) foi O que mais abriu vagas no mês, seguido por Captação, Tratamento e Distribuição de Água ( 253), Fabricação de Outros Equipamentos de Transporte, Exceto Veículos Automotores ( 249) e Atividades de Apoio à Extração de Minerais ( 202).

Já em Serviços, o segmento de Alimentação (-2.333) liderou os encerramentos de vagas, seguido pelos Serviços de Escritório, de Apoio Administrativo e outros Serviços Prestados às Empresas (-1.638). Essas duas atividades estão entre as que mais contrataram em fevereiro deste ano, com encerramento de vagas temporárias, por cona do Carnaval. Já o Comércio (-2.557) e Agropecuária (-8) fecharam vagas.

Por cidades, 45 registraram saldo positivo, cinco registraram estabilidade e 42 encerraram vagas formais de emprego. Os municípios que mais contrataram em março foram Macaé ( 1.009), Seropédica ( 473) e Duque de Caxias ( 430). Rio de Janeiro (-6.811), Niterói (-1.088) e Volta Redonda (-684) recuaram.