Desde que foi criado, em 8 de julho de 2023, o projeto Caravana da Educação percorreu vários distritos e localidades do município, levando os programas e ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) a unidades situadas em Farol de São Tomé, Jacarandá, Tapera, entre outras localidades mais afastadas da área central. O projeto retorna no primeiro semestre deste ano e com novidades.
A partir de agora, a Caravana da Educação vai ser conduzida pela Subsecretaria de Gestão Operacional, fortalecendo a conexão entre os projetos e a comunidade escolar. De acordo com a subsecretária da pasta, Catia Mello, a proposta é integrar cada vez mais setores da Seduct. Ela disse ainda que essa iniciativa vai além das ações burocráticas habituais da Secretaria, apresentando uma nova forma de atuação, mais próxima das pessoas e de suas necessidades. O projeto oferece atividades diversificadas, como Saúde, Robótica, Beleza, Leitura, Música e práticas recreativas e esportivas, envolvendo alunos, professores, pais, responsáveis e a comunidade em geral.
"Com espaços de incentivo à leitura, como o ônibus Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco, e de exploração científica com o laboratório móvel Viajando na Ciência, a Caravana promove o aprendizado de maneira dinâmica e interativa. Também se destaca a oficina Mini Arborizadores, que alia Educação Ambiental ao desenvolvimento da coordenação motora e do pensamento criativo, além do projeto Matemática Divertida, que transforma o ensino da matemática em uma experiência leve e divertida por meio do caderno digital Eduten", diz Catia.
Para a subsecretária, ao integrar diversos setores da secretaria e priorizar o envolvimento da comunidade, a Caravana da Educação se consolida como um espaço de acolhimento, aprendizado e integração, reforçando o papel transformador da educação em nossos territórios escolares.
"A Caravana é um exemplo de como podemos ampliar o impacto da educação ao unir aprendizado, cultura, ciência e lazer, proporcionando um ambiente que valoriza a criatividade, a integração e a cidadania", finaliza a subsecretária.