O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Rio cresceu, no terceiro trimestre de 2024, 2,5% em relação ao mesmo período em 2023. O setor de Serviços se destacou ao registrar aumento de 3,3%. Os dados são da nota técnica "Rio de Janeiro: resultados e perspectivas para o PIB", elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
De acordo com o estudo, no terceiro trimestre do ano passado, o desempenho do setor de Serviços foi impulsionado por "um mercado de trabalho resiliente e maiores rendimentos reais". A indústria fluminense registrou alta de 1,3% no terceiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período em 2023. A indústria de transformação cresceu 2,4%, com ênfase na alta da fabricação de veículos automotores.
Na construção, o crescimento foi de 1,9%, com os investimentos do Novo PAC. A indústria extrativa registrou crescimento de 0,9%. Responsável por 75% do PIB industrial do estado, o setor foi impulsionado pela entrada de novos poços no campo de Mero e pela expansão das atividades nos campos de Búzios e Tupi.
De acordo com a Firjan, a projeção para o crescimento em 2024 é de 4,1%, superando a média nacional, de 3,5%. E a perspectiva de crescimento para 2025 é de 3,3%, alavancada por investimentos em óleo e gás e pela ampliação de projetos de infraestrutura e habitação.