Por:

Campos promove mutirão de atualização do CadÚnico

Em mais um dia, a população de Campos foi atendida no Mutirão de Atualização do Cadastro Único, o primeiro de 2025. Nesta quarta-feira (5), segundo dia da ação, famílias de diferentes composições e locais do município compareceram à Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, para a atualização cadastral.

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, acompanha de perto a realização do Mutirão de Atualização. Ele destaca a importância dessa ação para que famílias inseridas no CadÚnico e beneficiárias de programas sociais tenham mais uma opção para resolver suas pendências.

"A atualização é importante para que as famílias informem movimentos que vão de troca de endereços até mudança de composição familiar. Agora, o Governo Federal determinou que quem não atualizar terá seu benefício suspenso. Para a gente que é município, para a gente que vê aqui na ponta o efeito disso, é muito ruim, é claro. Então, fora os atendimentos que continuam normalmente nos CRAS, a gente fez esse mutirão para conseguir otimizar e acelerar o processo de atualização. Os agendamentos no site continuam normalmente, porém estamos disponibilizando mais uma ferramenta para as pessoas que não conseguiram agendar. Assim, ela utiliza os mutirões para resolver suas pendências com o CadÚnico", destacou o secretário.

Nesta quinta-feira (6), o último dia de Mutirão seguirá o mesmo esquema de organização, com portões abrindo às 9h e atendimento por ordem de chegada. A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira, disse que a organização da ação faz um balanço positivo desses dois dias, com a expectativa de atender todas as famílias que comparecerem no último dia.

"A ação tem sido um sucesso. É importante que as famílias saibam a documentação necessária que precisam trazer e não se esqueçam dela para garantir o atendimento efetivo. Isso é fundamental para a gente, porque os atendimentos estão sendo ofertados satisfatoriamente para todo mundo que comparece", disse a coordenadora.