A sede da Base Descentralizada do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (SAMU) de Niterói completa 9 anos de operação neste mês de janeiro. Localizada na Alameda São Boaventura, 144, no Fonseca, ela tem uma média de quase 15 mil atendimentos por ano.
A sede faz parte do SAMU 192 Região Metropolitana II, idealizado e construído através de um esforço conjunto entre as secretarias de saúde dos municípios de Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, a partir da Política Nacional de Atenção às Urgências (PNAU), criada em 2003 e inaugurada em 2004, tendo completado 20 anos em 2024 com 2 milhões de ligações atendidas nesses anos de funcionamento. Sendo que só em 2023 foram mais de 105 mil ligações. Destes, 20% dos atendimentos são resolvidos por telefone, sem envio de viatura.
A secretária municipal de Saúde de Niterói, Ilza Fellows, destaca a importância da Base Descentralizada do SAMU para o rápido atendimento à população.
"A Base Descentralizada do SAMU tem sido um pilar essencial no atendimento, garantindo que a nossa população receba o socorro necessário de maneira ágil e eficiente. Ela representa um avanço na nossa rede de saúde, permitindo uma resposta mais rápida e uma cobertura ainda mais eficaz", afirmou a secretária.
A Base Descentralizada de Niterói funciona como corredor viário com fácil acesso aos outros municípios da região.