A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo está promovendo mudanças na rede para descentralizar serviços e melhorar o atendimento ao público. Atualmente, os gonçalenses têm à disposição três níveis de atendimento: básico, especializado e urgência e emergência. Apesar de terem as ações bem definidas, a secretária de Saúde, Dra. Bianca Serour, realiza ajustes para beneficiar os usuários do sistema.
"Estamos descentralizando serviços e algumas unidades da Atenção Básica já oferecem atendimentos além do clínico geral e ofertam alguns exames. Outra mudança de hábito que estamos querendo implantar é o atendimento na Atenção Básica para os casos de menor complexidade, mesmo que o paciente não esteja agendado. Não podemos continuar atendendo em um pronto socorro casos que poderiam ser resolvidos em postos de saúde", esclareceu Dra. Bianca Serour.
A porta de entrada para a rede de saúde, normalmente, é a Atenção Básica, que trabalha com promoção da saúde e prevenção às doenças. Nela estão os postos de saúde (unidades de saúde da família), polos sanitários e clínicas, onde os pacientes têm o primeiro contato com um clínico geral. Os agendamentos para o médico e demais profissionais de saúde são realizados na própria unidade. Esse médico pode pedir a realização dos exames mais simples, como um raio-x, hemograma completo, fezes e urina, por exemplo.
Quando há necessidade, o médico generalista realiza o encaminhamento para um especialista como oftalmologista, cardiologista, endocrinologista e outros. Todos os especialistas e exames mais complexos fazem parte da Atenção Especializada. Para ter acesso aos especialistas, os pacientes devem inserir o encaminhamento do clínico geral com os documentos pessoais no sistema da Central de Regulação e aguardar o agendamento. A inserção pode ser feita em qualquer unidade de saúde.
As unidades funcionam, em sua maioria, de segunda a sexta, das 8h às 17h.