Por: Rafael Chinaglia

Nova pesquisa projeta Tarcísio à frente em disputa por reeleição em SP

Governador lidera pesquisa de intenção de votos | Foto: Marco Galvao/Alesp

Se a eleição para o governo de São Paulo fosse hoje, o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) teria chance de ser reeleito. É o que mostra a recente pesquisa do instituto Real Time Big Data, que projetou 5 cenários diferentes para o pleito. Dois deles têm Tarcísio à frente na disputa de 2026. Já nas três outras sondagens em que Tarcísio não aparece como opção de voto, candidatos aliados ao Presidente Lula aparecem na frente.

No primeiro cenário pesquisado, Tarcísio tem 52% das intenções de voto e venceria no primeiro turno, contra 16% de Márcio França (PSB), 10% de Erika Hilton (PSOL), 8% de Paulo Serra (PSDB) e 3% de Felipe D´Ávila (Novo). 6% disseram que votariam em Branco/Nulo e 5% não souberam ou não responderam.

No segundo cenário, Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera com 47% das intenções de voto, contra 26% de Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador do estado, 10% de Erika Hilton (PSOL), 7% de Paulo Serra (PSDB) e 2% de Felipe D’Ávila (Novo). 5% votariam em Branco/Nulo e 3% não souberam ou não responderam – 3%

O terceiro cenário é liderado por Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital e aliado do atual governador. Nunes aparece com 34% das intenções. Em segundo lugar está Márcio França (PSB), com 20%. Na sequência, estão: Erika Hilton (PSOL), com 10%, Paulo Serra (PSDB), com 9% e Felipe D’Ávila (Novo), com 4%. Votos brancos ou nulos são a escolha de 10% dos pesquisados. E 13% disseram não saber ou não responderam.

A quarta simulação de confrontos para a disputa pelo governo de São Paulo é encabeçada pelo ex-governador Márcio França (PSB), que aparece com 27% das intenções, seguido por outro ex-governador, Rodrigo Garcia (sem partido), com 14%. Na sequência, estão:
Erika Hilton (PSOL), com 10%, Paulo Serra (PSDB), com 9% e Felipe D’Ávila (Novo), com 5%. Votos Brancos/Nulos somaram 16%. Outros 19% disseram que não sabiam ou não responderam.

O atual vice-presidente da república e ministro do governo, Geraldo Alckmin (PSB), lidera o quinto e último cenário com 31%, em disputa apertada com o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), que aparece com 30%. Erika Hilton (PSOL), tem 10%, Felipe D’Ávila (Novo), tem 7% e Paulo Serra (PSDB), aparece com 4%. Neste cenário, 8% disseram que votariam em Branco/Nulo e 10% não sabem ou não responderam.