Por: Pedro Sobreiro

Corinthians está na final da Copa do Brasil 2025

Jogando em casa, Corinthians venceu o Cruzeiro nos pênaltis | Foto: Evander Portilho / Corinthians

Após uma partida taticamente perfeita na semana passada, o Corinthians recebeu o Cruzeiro em sua casa pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil 2025. Com a vantagem conquistada com a vitória por 1 a 0 no Mineirão, os paulistas entraram em campo neste domingo podendo até mesmo empatar para classificar direto para as finais.

No entanto, do outro lado, havia o Cruzeiro. E com o time mineiro encaixado, jogando um futebol envolvente na temporada, o alvinegro paulista não poderia dar “sentar no resultado” do jogo de ida.

Precisando reverter o resultado, o técnico cruzeirense Leonardo Jardim apostou na promessa colombiana Sinisterra para infernizar a zaga corintiana. Assim, o que se viu no primeiro tempo foram duas equipes com estilos de jogo definidos. O Cruzeiro foi a São Paulo para propor jogo, enquanto o Corinthians apostou nos contra-ataques, o que funcionou no primeiro tempo.

Do lado cruzeirense, porém, havia muita criação de jogadas, mas o ataque pecava muito na finalização. Até que, aos 30 minutos, Sinisterra sentiu a coxa e foi substituído por Arroyo. O camisa 99 do Cruzeiro entrou inspirado e, apenas nove minutos depois, aproveitou o cruzamento na área e cabeceou para o fundo das redes de Hugo Souza. Cruzeiro 1, Corinthians 0. Com esse resultado, o jogo iria para os pênaltis. O ‘Cabuloso’ seguiu pressionando, mas não conseguiu ampliar até o fim do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o Corinthians trouxe Garro e Raniele para o jogo. Ainda assim, o Cruzeiro entrou melhor e seguiu incomodando a defesa corintiana. Aos 4 do segundo tempo, Kaio Jorge fez grande jogada e veio carregando sozinho desde o meio de campo. Na entrada da grande área, o artilheiro cruzeirense segurou o chute e deu o passe para Arroyo, que não perdoou e abriu 2 a 0. Com esse resultado, o Cruzeiro era finalista.

Só que a pressão do resultado ‘despertou’ o Corinthians, que revidou em escanteio apenas cinco minutos depois. Matheus Bidu aproveitou a sobra do goleiro Cássio, que rebateu uma cobrança de falta para o meio da área. O lateral corintiano mergulhou e cabeceou para fazer Cruzeiro 2, Corinthians 1. Pênaltis novamente. Mas o Alvinegro Paulista não se satisfez com o resultado e passou a tomar conta do jogo, dominando o Cruzeiro no segundo tempo.

Aos 37, Arroyo saiu no contra-ataque e foi parado com falta duríssima do zagueiro André Ramalho, que foi punido com cartão amarelo. Antes do fim do segundo tempo, o técnico cruzeirense, já pensando nos pênaltis, tirou Arroyo – herói do jogo – e veio com Gabigol, Walace e Wanderson. Fim de papo na Neo Química Arena. Corinthians 1, Cruzeiro 2. Pênaltis.

Pela primeira vez desde que se tornou ídolo do Corinthians, Cássio enfrentou seu ex-clube em uma disputa de pênaltis. E logo em seu primeiro lance, defendeu o pênalti de Yuri Alberto. Como Matheus Pereira já havia convertido para o Cruzeiro, os mineiros largaram com vantagem. Os cruzeirenses converteram quatro pênaltis, até que, no penal decisivo, Gabigol bateu no meio do gol e Hugo Souza defendeu. Gustavo Henrique converteu o dele. O Corinthians seguiu vivo.

Com 4 a 4 no placar, vieram as cobranças alternadas. Walace foi para a bola e Hugo Souza defendeu. Na bola decisiva, Bidon correu e carimbou a rede de Cássio. Corinthians finalista da Copa do Brasil 2025.

Agora, os paulistas enfrentarão o Vasco da Gama na final. O primeiro jogo acontecerá nesta quarta-feira (17), na Neo Química Arena, com o jogo decisivo acontecendo no domingo (21), no Maracanã.