No Kennedy Center, em Washington, Estados Unidos, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) sorteou os grupos da Copa do Mundo 2026, que será disputada no México, Estados Unidos e Canadá entre 11 de junho e 19 de julho do próximo ano.
A cerimônia foi aberta com uma apresentação do tenor Andrea Bocelli, mas ficou marcada por momentos de bajulação política de Gianni Infantino, presidente da FIFA, a Donald Trump, presidente dos EUA. O maior deles foi a entrega do "Prêmio da Paz", honraria criada nesta edição, para o líder americano. Segundo Infantino, o prêmio será entregue anualmente pela entidade máxima do futebol mundial para personalidades que "trabalhem pela paz".
"Salvamos milhões de pessoas, o Congo é um exemplo: mais de 10 milhões de pessoas morreram e mais milhões iriam morrer. E tem Índia e Paquistão, tantas guerras diferentes que encerramos. Em alguns casos, antes de começar. É uma honra estar com o Gianni [Infantino], que faz um trabalho excelente na Fifa.
Vocês terão um evento que nunca foi visto antes no mundo. Tivemos uma relação maravilhosa de trabalho com o Canadá e o México. Trabalhamos juntos, a coordenação, a amizade têm sido incríveis. Acima de tudo, quero agradecer a todos. O mundo é um lugar mais seguro agora. Os EUA não estavam indo muito bem há um ano. Agora, devo dizer, somos o país mais 'quente' do mundo", disse Trump em seu discurso de agradecimento.
Outro momento político foi o encerramento da cerimônia, que foi celebrado com a participação do Village People, que cantou e dançou seu hit "Y.M.C.A.". A canção foi amplamente difundida como música tema da campanha presidencial de Donald Trump nas últimas eleições e foi adotada como hino por seus eleitores. A transmissão flagrou o presidente americano fazendo os passos de dança que marcaram sua vitória eleitoral.
No aspecto esportivo, os 12 grupos foram sorteados. Das 48 seleções que disputarão o Mundial, 42 já estão classificadas. As seis restantes serão definidas em playoffs disputados em março de 2026.
O Brasil teve sorte. Foi o primeiro sorteado e encabeça o grupo C da Copa do Mundo. Para os supersticiosos, a última vez que a Seleção foi campeã do mundo, em 2002, também caiu no grupo C. Mais do que isso, as últimas duas seleções campeãs do mundo, Argentina e França, foram alocadas nos grupos C em suas respectivas edições.
O grupo brasileiro também conta com Marrocos, jogo da estreia canarinha, Haiti e Escócia. A sedes dos jogos serão sorteadas neste sábado (6).
GRUPOS DA COPA DO MUNDO
GRUPO A
- México
- África do Sul
- Coreia do Sul
- Dinamarca, Macedônia do Norte, República Tcheca ou Irlanda [Participante será definido nos playoffs]
GRUPO B
- Canadá
- Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia [Participante será definido nos playoffs]
- Qatar
- Suíça
GRUPO C
- Brasil
- Marrocos
- Haiti
- Escócia
GRUPO D
- Estados Unidos
- Paraguai
- Austrália
- Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo [Participante será definido nos playoffs]
GRUPO E
- Alemanha
- Costa do Marfim
- Curaçao
- Equador
GRUPO F
- Holanda
- Japão
- Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia [Participante será definido nos playoffs]
- Tunísia
GRUPO G
- Bélgica
- Egito
- Irã
- Nova Zelândia
GRUPO H
- Espanha
- Cabo Verde
- Arábia Saudita
- Uruguai
GRUPO I
- França
- Senegal
- Iraque, Bolívia ou Suriname [Participante será definido nos playoffs]
- Noruega
GRUPO J
- Argentina
- Argélia
- Áustria
- Jordânia
GRUPO K
- Portugal
- Congo, Jamaica ou Nova Caledônia [Participante será definido nos playoffs]
- Uzbequistão
- Colômbia
GRUPO L
- Inglaterra
- Croácia
- Panamá
- Gana
Copa do Mundo
Desses 12 grupos, os dois primeiros colocados se classificarão automaticamente para o mata-mata. Também se classificarão os oito melhores terceiros colocados.