O Flamengo bateu o Ceará no Maracanã pelo placar de 1 a 0 e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2025, superando a corrida pelo título que travava contra o Palmeiras. O gol foi marcado por Samuel Lino, que vinha sendo bastante contestado pela torcida.
Com o título no Maracanã, o Flamengo de Filipe Luís repetiu o feito do elenco de 2019, que conquistou Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores na mesma temporada. Agora, o Rubro-Negro se prepara para tentar conquistar o Intercontinental.
A taça do Brasileirão representa o quinto título conquistado por Filipe Luís como técnico do Flamengo. O treinador já havia vencido a Copa do Brasil 2024, a Supercopa do Brasil 2025, o Cariocão 2025 e a Libertadores 2025. Nesta temporada, ele acumulou apenas duas eliminações. Uma para o Atlético-MG, nos pênaltis, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e outra no Super Mundial FIFA, quando foi goleado por 4 a 2 pelo Bayern de Munique, nas oitavas de final do torneio.
Com as cinco conquistas, Filipe Luís empatou com Jorge Jesus no número de títulos vencidos no comando do Rubro-Negro da Gávea. Entre as temporadas de 2019 e 2020, o português foi campeão do Brasileirão, da Libertadores, da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e do Carioca.
A grande diferença entre eles é que Filipe Luís terá, nas próximas semanas, a chance de conquistar a tão sonhada taça do Intercontinental, título que o Flamengo de 'JJ' não conseguiu copar, após perder para o Liverpool por 1 a 0. O grande bicho-papão da vez é o PSG, que foi derrotado pelo Botafogo no Mundial. Será que Filipe Luís conquistará mais essa?
Octa ou Eneacampeão?
O debate que toma conta de qualquer discussão de torcedores do Flamengo e dos rivais há 38 anos segue vivo até hoje. Afinal, a depender de quem seja o verdadeiro campeão do Brasileirão de 1987, o Flamengo pode ter conquistado o Octa ou o Eneacampeonato Brasileiro.
Em 1987, a CBF oficializou o Sport como legítimo campeão brasileiro. Porém, em 2011, por meio de uma resolução, a CBF proclamou Sport e Flamengo como campeões de 87.
O caso seguiu na Justiça, até que, em 2017, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal negou o recurso do cariocas, mantendo o Leão da Ilha como único campeão de 1987. Em 2024, o caso transitou em julgado no STF. Ou seja, não cabe mais recurso. O Flamengo também acionou a Justiça do Rio, que indeferiu o pedido e reiterou a decisão do STF, que declara o Sport campeão e dá ao São Paulo o direito de portar a Taça das Bolinhas, que foi dada ao primeiro pentacampeão brasileiro.
A diretoria rubro-negra até acionou a FIFA, mas não obteve sucesso. No entanto, no material promocional do Super Mundial de Clubes, a entidade máxima do futebol citava o Flamengo como detentor de oito títulos brasileiros.