Por:

CBF promove treinamento da Arbitragem PRO

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoveu entre terça (31) e sexta (3) o primeiro treinamento da Arbitragem PRO CBF, que aconteceu na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). O evento teve abertura feita pelo presidente da Comissão de Arbitragem (CA), Rodrigo Cintra; o vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol e presidente do GT de Arbitragem da CBF, Netto Góes; o gerente CBF Academy, Davi Feques; e os demais membros da CA e árbitros participantes.

Durante a abertura da semana de treinamentos, Rodrigo Cintra destacou o apoio e o investimento do presidente da CBF, Samir Xaud, no trabalho da arbitragem. Esta iniciativa demonstra o comprometimento da entidade máxima do futebol brasileiro com a performance dentro de campo.

"O presidente Samir Xaud e toda sua diretoria chegaram e cumpriram aquilo que prometeram, nos dando condições de trabalho, nos ajudando, criando um Grupo de Trabalho para nos ouvir e furar a bolha, nos levando até para ambientes de fora da arbitragem", disse.

Netto Góes reforçou a importância de ter instrutores da FIFA durante o evento e confirmou que estará presente durante toda a semana de treinamento da Arbitragem PRO. O presidente do GT de Arbitragem da CBF ainda adiantou que este é apenas o primeiro encontro desta iniciativa da entidade.

"Gostaria de agradecer a presença dos instrutores da FIFA porque isso engrandece muito o evento. Fico muito feliz por fazer parte disso e estarei aqui durante toda a semana conversando, tirando dúvidas e vivendo esse momento com vocês. Este é apenas o primeiro de muitos eventos como esse que ainda teremos", afirmou.

Durante o primeiro treinamento da Arbitragem PRO CBF, participaram 72 árbitros e 28 profissionais da Comissão de Arbitragem, Grupo de Trabalho, Departamento Técnico da Arbitragem e instrutores da FIFA. O evento contou ainda com uma equipe multidisciplinar com psicólogos, nutricionistas, fisiologistas e fisioterapeutas para atividades práticas. De terça (31) a sexta-feira (3) ocorreram sessões práticas, treinos em campo, aulas de aprimoramento, vídeo-testes, trabalhos psicológicos e de tomada de decisão, além da solenidade na sexta pela manhã para entregar os escudos da Arbitragem PRO aos árbitros contratados.

"É um momento muito importante para a arbitragem como um todo, principalmente para esse escopo de árbitros que estão sendo profissionalizados nesse regime financeiro pela CBF, onde também estamos englobando um acompanhamento técnico. É importante que a CBF esteja cada vez mais próxima dos árbitros, conseguindo dar essas condições, para que isso interfira diretamente na performance desses profissionais dentro de campo", disse Netto Góes.