Por: Por Pedro Sobreiro

Presidente da FPF é alvo de investigação do MPSP

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu um inquérito contra o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, para investigar um suposto caso de gestão fraudulenta, envolvendo lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A informação é do jornal Estadão.

O inquérito aborda a venda de uma empresa de limpeza e serviços gerais por R$ 15,5 milhões, dos quais R$ 11,5 milhões teriam sido pagos em dinheiro vivo.

Reinaldo Carneiro Bastos negou as acusações. Já a FPF é tratada como vítima da situação. Nesta terça (3), o presidente da federação emitiu uma nota oficial para comentar o caso e apontar que a eleição para o novo mandato presidencial da FPF se aproxima, indicando que a denúncia é algo "vazio e calunioso".

Confira a nota na íntegra:

"A Federação Paulista de Futebol terá eleição no dia 25 de março, em um pleito que tenho a honra de receber apoio de quase 100% dos clubes e ligas para me reeleger. Todo colégio eleitoral, as pessoas com quem convivo e trabalho sabem da minha lisura e correção. Ainda assim, infelizmente estamos enfrentando o jogo sujo de um aventureiro que não tem nenhum voto.

Por meio de um cidadão chamado Joel Passos, um ex-auditor suplente do TJD-SP, o aspirante a candidato Wilson Marqueti Jr. vem tentando influenciar no processo eleitoral tendo como única bandeira um denuncismo vazio e calunioso contra a minha honra e imagem.

Após sofrer diversos reveses na Justiça em relação ao contrato de patrocínio da Petrobras para o futebol feminino paulista, o preposto de Marqueti fez nova investida mentirosa. O garrancho encaminhado ao Ministério Público, um amontoado de invenções, agora trata do meu patrimônio familiar.

Durante minha carreira profissional de mais de 50 anos, jamais fui remunerado em espécie. Ao contrário do que sugerem meus detratores, não recebi nenhum real em dinheiro pela venda de participação da Milclean. Conforme contrato de compra e venda da empresa, toda operação, parcelada em 60 meses, foi realizada por meio de transferência bancária registrada e declarada à Receita Federal. Todas as minhas declarações de imposto de renda foram entregues e aprovadas pelas autoridades. E jamais respondi a qualquer processo criminal.

Comecei a trabalhar aos 14 anos. Iniciei minha carreira como dirigente de futebol aos 18 anos. Toda minha história e patrimônio foram construídos com o meu trabalho pessoal e da minha família. Desta forma, processarei os caluniadores pelas acusações infundadas"