O esquiador brasileiro Lucas Pinheiro Braathen sofreu uma queda, nesta segunda-feira (16), em Bormio, na sua primeira descida na disputa do slalom do esqui alpino nos Jogos Olímpicos de Inverno. Ele não conseguiu terminar a prova e foi eliminado, sem poder realizar uma segunda descida.
O revés de Lucas ocorreu dois dias de ele conquistar um feito inédito. No último sábado (14), na disputa do slalom gigante do esqui alpino, ele conquistou a medalha de ouro. Foi a primeira vez que um país da América Latina obteve um lugar no pódio em Jogos de Inverno.
Na manhã de hoje, antes de sofrer a queda, o brasileiro vinha competindo pelo melhor tempo da prova, em um ritmo bastante forte, mas, em uma das últimas portas, perdeu o equilíbrio e caiu, o que antecipa a sua despedida dos Jogos de Milão-Cortina.
Lucas Braathen foi o sexto esquiador a realizar a primeira descida. Nesta disputa, ele era considerado um dos favoritos. Mais dois brasileiros participam da competição: Christian Soevik e Giovanni Ongaro. Ao todo, 96 esquiadores participam do evento. Só não avançam à próxima etapa aqueles que não completarem o percurso de forma adequada.
Os esquiadores que conquistarem os 30 melhores tempos na primeira descida serão ordenados de forma inversa para a segunda descida. Dessa forma, o 30º será o primeiro a descer, seguido do 29º, 28º até o melhor esquiador. Depois, será a vez dos demais esquiadores cujas chances são muito restritas e não costumam interferir no resultado do pódio.
O resultado final é definido pela soma dos tempos das duas descidas.