Pelo terceiro ano seguido, o Wheelchair Tennis Elite — apresentado por ALLOS — será um dos destaques da programação do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul. Disputada entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, a competição reunirá mais uma vez grandes nomes do tênis em cadeira de rodas.
Em 2026, a grande atração será a participação do japonês Tokito Oda, número 1 do mundo e que ganhou o Australian Open neste fim de semana. Além dele também estão confirmados o espanhol Martín de la Puente, número 3 do mundo, o argentino Gustavo Fernández, quarto do mundo, e o brasileiro Daniel Rodrigues.
"O Wheelchair Tennis Elite ocupa um lugar muito especial dentro do Rio Open. É uma iniciativa que amplia o significado do torneio e reforça nossa missão de entregar um evento que vai além da competição, abraçando causas relevantes e promovendo experiências transformadoras. Receber atletas de altíssimo nível do tênis em cadeira de rodas na nossa programação é reconhecer a grandeza dessa modalidade e proporcionar ao público a oportunidade de vivenciar histórias de talento, dedicação e superação em um palco de máxima visibilidade", afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.
No dia 19 de fevereiro, os quatro tenistas se enfrentarão nas semifinais, em confrontos ainda a serem sorteados. A final de simples acontece em 20 de fevereiro, enquanto o dia 21 será dedicado a uma exibição de duplas.
"O Rio Open sempre teve no seu DNA a valorização da diversidade, da acessibilidade e da inclusão. O Wheelchair Tennis Elite traduz exatamente esse olhar: um espaço de protagonismo para atletas extraordinários, que inspiram dentro e fora das quadras. Ter um line-up com os números 1, 3 e 4 do mundo, além de um representante brasileiro que acaba de disputar seu primeiro Grand Slam, reforça nosso compromisso de dar visibilidade ao esporte paralímpico e de usar o tênis como ferramenta de transformação social" afirma Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.
Destaque na edição de 2026, Tokito Oda tem apenas 19 anos e já ocupa o topo do ranking da modalidade. O tenista é apontado como o sucessor da lenda Shingo Kunieda, dono de 50 títulos de Grand Slam e que participou da edição de estreia do Wheelchair Tennis Elite no Rio Open, em 2024.
Oda soma 39 títulos em sua carreira sendo oito deles de Grand Slam: Roland Garros em 2023, 2024 e 2025, Wimbledon em 2023 e 2025, Aberto da Austrália em 2024 e 2026 e US Open em 2025. O japonês é o mais jovem tenista a conquistar os quatro principais torneios do circuito e a medalha de ouro paralímpica, nos Jogos de Paris. Oda é também o mais jovem a liderar o ranking mundial do tênis em cadeira de rodas.