Por: Por Pedro Sobreiro

Copa do Mundo de Lendas chega ao Rio em 2026

Após sediar duas Copas do Mundo, Olimpíada, Jogos Pan-Americanos, Libertadores, Mundial de Clubes, Copa América e Copa das Confederações, o Brasil se prepara para receber um novo torneio que promete mexer com a nostalgia dos apaixonados pelo futebol e dará aos mais jovens a oportunidade de ver algumas das maiores lendas do esporte desfilando suas habilidades em campo mais uma vez: a Copa do Mundo de Lendas 2026 (World Legends Cup).

O evento de lançamento do evento, que ainda não tem data confirmada, aconteceu nesta segunda-feira (2), no Roxy, em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde compareceram jogadores como Romário, Zico, Seedorf e Saviola, para apresentar o projeto, que será realizado ainda este ano.

O torneio reunirá seleções de todo o mundo, compostas por ex-jogadores históricos de cada país. A Seleção Brasileira, por exemplo, terá Zico como treinador, enquanto nomes como Romário, Cafu, Júnior e Emerson já estão convocados.

Ao todo, serão oito seleções no torneio, que será realizado todo no Rio de Janeiro. Além do Brasil, Arábia Saudita, Argentina, Espanha, França, Holanda, Itália e Nigéria integrarão esse mundial de lendas.

Serão sete partidas, disputadas em formato eliminatório, com dois tempos de 25 minutos. Em caso de empate, a decisão será por pênaltis, sem prorrogação.

Os jogos serão disputados no Estádio Olímpico Nilton Santos, com exceção da final, que será disputada no gramado sagrado do Maracanã.

Ao todo, a Copa do Mundo de Lendas 2026 reunirá mais de 170 lendas do futebol mundial. Os técnicos confirmados também serão lendas da bola. Fora Zico na Seleção Brasileira, a Itália será comandada por Maldini; a Argentina terá Gabriel Batistuta como treinador; a Espanha contará com Fernando Hierro no comando técnico, enquanto a Holanda contará com Gullit como treinador. A competição ainda conta com Khalilou Fadiga no comando na Nigéria e Majed Abdullah como técnico da Arábia Saudita.

Dentre os jogadores confirmados, os mais novos poderão ver Clarence Seedorf, craque de Real Madrid e Botafogo, com a camisa da Holanda; Buffon, Cannavaro e Nesta com o uniforme italiano; Agüero e Saviola pela Argentina, Puyol pela Espanha e Thierry Henry pela França.

A ideia é que mais nomes sejam revelados conforme a competição se aproximar. O torneio é uma evolução das "partidas Legends", que movimentam a cena esportiva na Europa.