Por:

Guarani e Ponte Preta se enfrentam neste sábado, no Dérbi Campineiro 213

Por Pedro Sobreiro

O estádio Brinco de Ouro da Princesa recebe o Dérbi Campineiro neste sábado (31) em um duelo que vale muito para o Guarani e para a Ponte Preta.

Tirando os resultados que podem refletir diretamente na classificação das duas equipes no Campeonato Paulista 2026, o Dérbi 213 põe em jogo uma marca que é defendida pelo Guarani há mais de um século: a vantagem no retrospecto oficial de confrontos entre as duas equipes.

Antes da bola rolar, o Bugre entrará em campo com o seguinte retrospecto: 71 vitórias; 70 empates e 70 derrotas. Essa vantagem não é superada desde 1916.

Portanto, caso a Ponte Preta vença a partida deste sábado, empatará no número de vitórias com o maior rival.

Para tentar impedir a queda desta marca centenária, o Guarani abriu os portões do setor cabeceira norte, e liberou meia entrada para todos os torcedores que forem com a camisa do Bugre. Até o momento do fechamento desta edição, mais de 10 mil ingressos haviam sido comercializados.

A partida abrirá a sexta rodada do Campeonato Paulista, em que Guarani e Ponte Preta vivem situações distintas.

O Guarani vem de duas vitórias consecutivas. Com oito pontos e estacionado na quinta posição, o time pode até encaminhar a classificação para o mata-mata do Paulistão em caso de vitória.

Já a Ponte Preta está afundada no caos. Mergulhada em uma crise financeira gravíssima, a Macaca é lanterna do Campeonato Paulista, com apenas um ponto conquistado em cinco jogos disputados. A primeira vitória seria importante para tentar evitar o rebaixamento no estadual.